Opinião

Artigos com a opinião de especialistas

21/06/2017
Gerd Sparovek, Luis Fernando Guedes Pinto e Frederico Machado

No jornal "O Estado de S.Paulo, que circulou no dia 5 de junho de 2017, o doutor em Ecologia e chefe geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, apresenta texto “Agricultura lidera preservação no Brasil”. Sabemos e não questionamos o enorme valor do produtor rural à economia e ao desenvolvimento nacional e o seu papel relevante na conservação de remanescentes de vegetação nativa no Brasil, mas não podemos nos deparar com informações inconsistentes sem nos manifestar.

Compartilhe Leia mais
09/11/2015
Andrea Azevedo, Mario Mantovani e Paulo Barreto

O Brasil apresentará na 21ª Conferência do Clima, em Paris, seu plano de controle de emissões de gases estufa até 2025, a INDC. Ela traz alguns avanços – o maior é reconhecer que é necessário descolar o desenvolvimento de um país do aumento de queima de combustíveis fósseis. Porém, questões que tangem as florestas preocupam.

Compartilhe Leia mais
15/09/2015
Malu Ribeiro

Apesar da crise hídrica e das evidências sobre a importância da proteção da vegetação na manutenção das fontes de água, tramita na Câmara dos Deputados mais uma proposta que ameaça florestas nativas e áreas verdes urbanas.

Compartilhe Leia mais
06/07/2015
Mario Mantovani

Dilma Rousseff revelou, ao lado do presidente americano, algumas contribuições brasileiras para o enfrentamento do aquecimento global. Mas o que ela colocou na mesa foi muito mais modesto do que o país pode e deve fazer.

Compartilhe Leia mais
17/06/2015
Aldem Bourscheit

Sobrevoar áreas de produção agropecuária revela, em diversas regiões do país, uma colcha de retalhos: são grandes trechos de lavouras e pastos, entrecortados aqui e ali por porções de florestas que toda propriedade rural deve manter – as reservas legais – mais as áreas de preservação permanente, que protegem corpos d’água e topos de morro.

Compartilhe Leia mais
02/06/2015
Andrea Azevedo

O novo Código Florestal completa três anos em maio. Sua revisão, que foi alvo de intensa discussão na sociedade, garante a manutenção e a recuperação da vegetação nativa no país. São 189 milhões de hectares de vegetação nativa a serem preservados e cerca de 21 milhões de hectares de vegetação nativa cortados além do permitido que agora precisam ser preservados.

Compartilhe Leia mais
19/05/2015
Reinaldo Canto

O Cadastro Ambiental Rural é fundamental para que tenhamos uma radiografia fidedigna do meio rural brasileiro. Um panorama preciso sobre as áreas de vegetação natural que deverão ser preservadas e também as terras a serem exploradas.  

Compartilhe Leia mais
06/05/2015
Rodrigo Medeiros

Os dados divulgados esta semana pelo governo federal nos dão uma clara dimensão do imenso desafio que será finalizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) até maio de 2016. Neste primeiro ano de cadastramento, dos 5,5 milhões de imóveis rurais existentes no Brasil, apenas 1,4 milhão tiveram seus dados inseridos no sistema.

Compartilhe Leia mais

Páginas