Opinião

Artigos com a opinião de especialistas

20/02/2018
Raoni Rajão e Carlos Rittl

O agronegócio brasileiro é uma potência. O país é o quarto maior produtor mundial de alimentos. Colheu uma safra de 242 milhões de toneladas no ano passado, o que ajudou a manter superávit comercial no ano em que o país saía de uma das piores recessões de sua história. Direta e indiretamente, o agro responde por quase um quarto do PIB do país.

Leia o artigo na íntegra aqui: http://www.valor.com.br/opiniao/5332983/agro-e-tudo-mas-nem-tudo-e-pop

Compartilhe Leia mais
23/01/2018
Maurício Tuffani

Em 2017, uma intensa e eficiente campanha publicitária da TV Globo, com o bordão 

Compartilhe Leia mais
02/01/2018
Editorial

O Observatório do Código Florestal, formado por 27 Organizações Não Governamentais ambientalistas, repudia a prorrogação sucessiva e indistinta do prazo para a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), como condição obrigatória para a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Compartilhe Leia mais
21/06/2017
Gerd Sparovek, Luis Fernando Guedes Pinto e Frederico Machado

No jornal "O Estado de S.Paulo, que circulou no dia 5 de junho de 2017, o doutor em Ecologia e chefe geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, apresenta texto “Agricultura lidera preservação no Brasil”. Sabemos e não questionamos o enorme valor do produtor rural à economia e ao desenvolvimento nacional e o seu papel relevante na conservação de remanescentes de vegetação nativa no Brasil, mas não podemos nos deparar com informações inconsistentes sem nos manifestar.

Compartilhe Leia mais
09/11/2015
Andrea Azevedo, Mario Mantovani e Paulo Barreto

O Brasil apresentará na 21ª Conferência do Clima, em Paris, seu plano de controle de emissões de gases estufa até 2025, a INDC. Ela traz alguns avanços – o maior é reconhecer que é necessário descolar o desenvolvimento de um país do aumento de queima de combustíveis fósseis. Porém, questões que tangem as florestas preocupam.

Compartilhe Leia mais
15/09/2015
Malu Ribeiro

Apesar da crise hídrica e das evidências sobre a importância da proteção da vegetação na manutenção das fontes de água, tramita na Câmara dos Deputados mais uma proposta que ameaça florestas nativas e áreas verdes urbanas.

Compartilhe Leia mais
06/07/2015
Mario Mantovani

Dilma Rousseff revelou, ao lado do presidente americano, algumas contribuições brasileiras para o enfrentamento do aquecimento global. Mas o que ela colocou na mesa foi muito mais modesto do que o país pode e deve fazer.

Compartilhe Leia mais
17/06/2015
Aldem Bourscheit

Sobrevoar áreas de produção agropecuária revela, em diversas regiões do país, uma colcha de retalhos: são grandes trechos de lavouras e pastos, entrecortados aqui e ali por porções de florestas que toda propriedade rural deve manter – as reservas legais – mais as áreas de preservação permanente, que protegem corpos d’água e topos de morro.

Compartilhe Leia mais

Páginas