Publicações

  • Implementando Mercados de Cotas de Reserva Ambiental (CRA): Desafios e oportunidades para as Regulamentações Estaduais

    O estudo desenvolvido pela CSF-Brasil em parceria com o Observatório do Código Florestal (OCF) e apoio da Fundação Good Energies, sistematiza algumas estratégias para promover o funcionamento mais eficiente da CRA em termos econômicos e ambientais, assim como de mecanismos de compensação florestal de maneira mais ampla.

  • Comercialização de produtos madeireiros de manejos florestais comunitários: Diagnóstico, opções e recomendações para o setor

  • Relatório do seminário técnico sobre o Cadastro Ambiental Rural

  • Números detalhados do Novo Código Florestal e suas implicações para os PRAs

    Utilizando os dados recém-liberados pelo SFB, o projeto Atlas – A Geografia da Agropecuária Brasileira gerou pela primeira vez uma base fundiária nacional integrada que possibilitou a realização de cálculos mais precisos sobre os déficits de APPs e RLs no nível de imóveis rurais. Esses novos números podem servir de embasamento para o desenvolvimento dos PRAs estaduais, assim como de outras ações e políticas que interagem e sustentam a implementação da Lei 12.651/2012 no país.

  • Guia prático para a análise do atendimento ao Código Florestal

    Este documento tem por objetivo apoiar as equipes de compra de commodities agropecuárias e florestais brasileiras no processo de verificação do cumprimento do Código Florestal por fornecedores. São apresentadas as ferramentas disponíveis e em desenvolvimento para a cobrança e implementação do Código junto às cadeias.

  • Assessing compliance with the Forest Code: A practical guide (English)

  • Assessing compliance with the Forest Code: A practical guide (Chinese)

  • Panorama sobre o desmatamento na Amazônia em 2016

    O desmatamento na Amazônia Legal reduziu mais de 70% desde 2004, quando alcançou o segundo pico mais alto da história do monitoramento do bioma (27.772 km2 ). Naquele ano, o governo federal criou vários dispositivos para controlar o problema, entre eles, a lista de municípios críticos. Essas e outras medidas assumidas desde então ajudaram a reduzir o desmatamento na região.

    Saiba mais na nota técnica anexada abaixo. O documento é do IPAM Amazônia, que integra o Observatório do Código Florestal.

  • Brazil’s Forest Code – Assessment 2012-2016

    After almost five years, the Forest Code brought about important progress to land use regulation in rural estate properties. But there is an infinity of challenges ahead for Brazil to actually advance in the implementation of the Code.

  • Código Florestal – Avaliação 2012-2016

    Após cinco anos, o novo Código Florestal ainda apresenta problemas na implementação, como a falta de regulamentação dos instrumentos econômicos. Essa e outras análises sobre a lei estão disponíveis no relatório “Código Florestal – Avaliação 2012-2016”, do Observatório do Código Florestal (OCF). O documento discute ponto a ponto os problemas, os avanços e as responsabilidades para colocar em prática o principal instrumento legal que regula o uso do solo em imóveis rurais no Brasil.

FOMENTANDO A TRANSPARÊNCIA E OS DEBATES INFORMADOS SOBRE O NOVO CÓDIGO FLORESTAL

Newsletter

Assine e fique por dentro de nossas novidades.