Publicações

  • Livro: Uma Breve História da Legislação Florestal Brasileira – Primeira parte (1500 – 1979)

    Em “Uma breve História do Código Florestal – Parte 1“, os autores apresentam de forma concisa, a história da legislação florestal brasileira, desde suas raízes em Portugal até 1979. O livro explora uma questão transversal, com relevância nas discussões atuais: a não implantação efetiva da Lei, e questiona: seriam os Códigos de 1934 e 1965 ideias fora do lugar? Descoladas da realidade e demandas da população brasileira? Uma história do passado que pode ajudar a mudar o futuro.

    Download, clique aqui.

  • Cartilha: Caminhos Sustentáveis da Pecuária

    Cartilha de boas práticas ambientais para o produtor rural, desenvolvido pelo Amigos da Terra – Amazônia Brasileira.

    Download, clique aqui.

  • Avaliação das Oportunidades de Restauração de Paisagens Florestais para o Estado de Pernambuco

    A aplicação do ROAM (Metodologia de Avaliação de Oportunidades de Restau- ração) em Pernambuco teve como referência o Protocolo de Intenções, firmado entre a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), a Associação IUCN Brasil (União Internacional para Conservação da Natureza) e o Cepan (Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste), em novembro de 2015.

    Download, clique aqui.

  • Implementando Mercados de Cotas de Reserva Ambiental (CRA): Desafios e oportunidades para as Regulamentações Estaduais

    O estudo desenvolvido pela CSF-Brasil em parceria com o Observatório do Código Florestal (OCF) e apoio da Fundação Good Energies, sistematiza algumas estratégias para promover o funcionamento mais eficiente da CRA em termos econômicos e ambientais, assim como de mecanismos de compensação florestal de maneira mais ampla.

    Download, clique aqui.

  • Comercialização de produtos madeireiros de manejos florestais comunitários: Diagnóstico, opções e recomendações para o setor

    Este estudo faz um levantamento da situação atual dos manejos florestais comunitários no Brasil a fim de identificar barreiras e oportunidades para que o setor cresça.

    Download, clique aqui.

  • Relatório do seminário técnico sobre o Cadastro Ambiental Rural

    Em 3 de agosto de de 2017, foi realizado o Seminário Técnico sobre o Cadastro Ambiental Rural, promovido pelo Observatório do Código Florestal, organizado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM)

    Download, clique aqui.

  • Números detalhados do Novo Código Florestal e suas implicações para os PRAs

    Utilizando os dados recém-liberados pelo SFB, o projeto Atlas – A Geografia da Agropecuária Brasileira gerou pela primeira vez uma base fundiária nacional integrada que possibilitou a realização de cálculos mais precisos sobre os déficits de APPs e RLs no nível de imóveis rurais. Esses novos números podem servir de embasamento para o desenvolvimento dos PRAs estaduais, assim como de outras ações e políticas que interagem e sustentam a implementação da Lei 12.651/2012 no país.

    Download, clique aqui.

  • Guia prático para a análise do atendimento ao Código Florestal

    Este documento tem por objetivo apoiar as equipes de compra de commodities agropecuárias e florestais brasileiras no processo de verificação do cumprimento do Código Florestal por fornecedores. São apresentadas as ferramentas disponíveis e em desenvolvimento para a cobrança e implementação do Código junto às cadeias.

    Download, clique aqui.

  • Assessing compliance with the Forest Code: A practical guide (English)

    This document aims to support the agricultural and forestry commodity purchase teams in the process of verifying compliance with the Brazilian Forest Code by suppliers. The tools available and under development are presented for the collection and implementation of the Code with the supply chains.

    Download, click here.

  • Assessing compliance with the Forest Code: A practical guide (Chinese)

FOMENTANDO A TRANSPARÊNCIA E OS DEBATES INFORMADOS SOBRE O NOVO CÓDIGO FLORESTAL

Newsletter

Assine e fique por dentro de nossas novidades.