Observatório irá mediar debate na COP24 sobre a transparência e o acesso dos dados ambientais

Observatório irá mediar debate na COP24 sobre a transparência e o acesso dos dados ambientais

Publicado em

O Observatório do Código Florestal (OCF) estará na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP24) para debater como a transparência, acesso aos dados ambientais e ferramentas de gestão podem contribuir para a proteção das florestas e para a redução do desmatamento.

Para a mediadora do debate e Secretária executiva do OCF, Roberta del Giudice, o combate ao desmatamento das florestas deverá ser bastante debatido no evento por ser tema chave para lidar com as mudanças climáticas. Para del Giudice, o livre acesso aos dados ambientais, como autorizações supressão de vegetação e dados de posses e propriedades rurais, permite ampliar o monitoramento e o controle social, intimidando o desmatamento ilegal.

Adicionalmente, del Giudice acredita que o debate sobre as oportunidades de redução do desmatamento é benéfico para muitas outras áreas também, inclusive para a economia. “Se os órgãos públicos ambientais trabalharem em prol da transparência e da disponibilidade de dados, a produção brasileira de commodities será conduzida em direção à sustentabilidade de forma democrática. O governo brasileiro, a academia, a sociedade civil e os comerciantes agrícolas precisam andar de mãos dadas para aumentar a implementação das leis ambientais brasileiras e, consequentemente, reduzir o desmatamento”.

No evento, a rede do Observatório será representada pelos membros do Laboratório de gestão de serviços ambientais (Lagesa), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Instituto Socioambiental (ISA), Instituto Centro de Vida (ICV), e terá como convidado o Secretário do Meio Ambiente do Estado do Pará.

O debate acontecerá no dia 11 de dezembro, às 18:30h, no Espaço Brasil da COP24 na Polônia.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO DEBATE: