Observatório do Código Florestal é eleito para compor GT do Comitê Interministerial Governo Aberto

Observatório do Código Florestal é eleito para compor GT do Comitê Interministerial Governo Aberto

O Observatório do Código Florestal (OCF) foi o mais votado para compor o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil no Comitê Interministerial Governo Aberto.

Publicado em

Na última segunda-feira, 12 de novembro, foi divulgado no website do Governo Aberto (http://governoaberto.cgu.gov.br/) o resultado definitivo das entidades que irão formar o Grupo de Trabalho (GT) da Sociedade Civil para atuar com o Grupo Executivo do Comitê Interministerial Governo Aberto. O GT terá como missão assessorar o Comitê no monitoramento do 4º Plano de Ação Nacional e na elaboração do 5º Plano de Ação Nacional.

A decisão de tornar o OCF um candidato foi compartilhada entre os membros da rede formada por 28 instituições que atuam em conjunto fomentando a transparência para a implementação do novo código florestal.  Para Roberta del Giudice, secretária executiva do OCF, “a transparência é um ponto fundamental para a implantação do Código Florestal e para a proteção ambiental, sendo muito importante a atuação nesse Grupo de Trabalho”.

Para os membros do OCF a possibilidade de participação da rede é um ganho para todos.  Para Ana Paula Valdiones, do Instituto Centro de Vida (ICV), é “melhor termos uma rede do que a representação de uma única instituição”. O Imaflora, também membro do OCF, faz parte do GT atualmente, mas decidiu não se candidatar como entidade para o próximo mandato e apoia o OCF como postulante: “o mandato do Imaflora vai até o final deste ano (2016-2018) e entendemos que é o momento de “rodarmos” a representação. De qualquer forma, continuaremos empenhados no plano de ação brasileiro e na pauta da transparência”, afirma Renato Morgado,  coordenador de políticas públicas do Imaflora.  Morgado ainda complementa que “ a proposta da candidatura via OCF é ótima, pois permite uma representação coletiva”.

 

Eleição

Votaram as entidades civis que se inscreveram no processo seletivo como eleitoras e que foram habilitadas. A votação foi virtual e ocorreu entre os dias 22/10/2018 e 31/10/2018.

 

Lista das entidades eleitas por categoria:

Entidades da Sociedade Civil:

  • Observatório do Código Florestal;
  • Transparência Brasil;
  • Rede pela Transparência e Participação Social (RETPS); e
  • Observatório Social do Brasil – Rio de Janeiro.

Entidade representativa dos empregadores:

  • Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)

Entidade representativa dos trabalhadores:

  • Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social

Entidade representativa do segmento acadêmico:

  • Laboratório de Inovação em Políticas Públicas (LAB)