Novo relatório do Observatório do Clima aponta crescimento de emissões brasileiras, e estudo feito sobre as mudanças no uso da terra classifica impactos do Novo Código Florestal como negativos.
O governo de Mato Grosso divulgou uma minuta do Projeto de Lei de adequação da política florestal de Mato Grosso ao Código Florestal, em vigor há dois anos, mas cuja regulamentação só foi publicada em maio.
18 de fevereiro de 2014 As ONGs Grupo Pau Campeche, Associação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena) e a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) encaminharam nesta segunda-feira (17) um parecer a um promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina e a uma Procuradora do Ministério Público Federal pedindo a abertura de uma ação de inconstitucionalidade contra o Código Estadual de Meio Ambiente.
A demora na publicação de instrução normativa para a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) está gerando insegurança entre agricultores e parlamentares.
As inscrições para o curso online vão até o dia 31 de agosto. As aulas são gratuitas e começam em 15 de setembro.
14 de fevereiro de 2014
VETO PARCIAL AO PROJETO DE LEI Nº 219, DE 2014 São Paulo, 14 de janeiro de 2015 A-nº 007/2015 Senhor Presidente Tenho a honra de transmitir a Vossa Excelência, nos termos do artigo 28, §1º, combinado com o artigo 47, inciso IV, da Constituição do Estado, as razões de veto parcial ao Projeto de lei nº 219, de 2014, aprovado por essa nobre Assembleia, conforme Autógrafo nº 30.955.
GT debate CRAs e manobra ruralista * Por André Lima, representante do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) no GT do Código Florestal e membro do CONAMA pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde (IDPV) O Grupo de Trabalho do Código Florestal, que reúne representantes do governo e da sociedade civil, voltou a reunir-se no dia 14 de fevereiro. Vários aspectos da implementação da Lei Florestal foram discutidos e diretrizes para regulamentação do uso do fogo e das Cotas de Reserva Ambiental (CRAs) foram apresentadas.
Evento organizado pelo projeto Inovacar reuniu Secretárias de Meio Ambiente, especialistas e OnGs ambientais e socioambientais para troca de experiências e diálogo sobre implementação do Código Florestal.
Candidatos foram vagos ao falar de ações para implementar o Código Florestal, dois anos após sua aprovação Em sabatina promovida na quarta-feira (06) pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) os três candidatos à presidência mais bem colocados nas pesquisas, falaram genericamente sobre a implementação do Código Florestal. Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) afirmaram que é fundamental tirar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) do papel para recuperar áreas desmatadas ilegalmente, mas não detalharam suas estratégias.