Ações do Observatório

O Observatório atua para aumentar o número de organizações da sociedade civil envolvidas com a implementação do Código Florestal, especialmente pequenas e organizações regionais. Os principais grupos dessa ação são a sociedade civil, movimentos sociais, fóruns, redes, agências executivas e legislativas, promotoria pública, universidades e institutos de pesquisa.
.
> ENCONTROS, EVENTOS, OFICINAS
> CAMPANHAS
> INTERLOCUÇÃO COM O GOVERNO 
> MATERIAIS DIDÁTICOS
> PESQUISAS CIENTÍFICAS
.

O Observatório se propõe a monitorar a implementação do Código Florestal e aumentar a conscientização pública sobre a importância de transparência no processo. Para tanto desenvolve ferramentas,  para acompanhar o real estabelecimento dessa Lei e estimula a  disponibilização da informação sistemática para os mercados e para toda a sociedade civil, como números sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), regularização ambiental, Cotas de Reserva Ambiental (CRA) e desmatamento associado à base de dados do CAR.
.
> TERMÔMETRO DO CÓDIGO FLORESTAL 
> ANÁLISES TÉCNICAS SOBRE O CÓDIGO 
> INSTRUMENTOS  DE TRANSPARÊNCIA
> PESQUISA DE CAMPO
> RELATÓRIOS TÉCNICOS 
> EVENTO ANUAL DE DIVULGAÇÃO
.

No foco dessa linha de atuação estão as indústrias que compram commodities bem como instituições que financiam a produção agrícola, como bancos e comerciantes. O objetivo é que grande parte das  commodities compradas pela indústria e do financiamento dado aos produtores obedeça a critérios relacionados ao cumprimento do código florestal, e que os produtores que cumpram a lei e que se abstenham de desmatamento ilegal recebam preferência e tenham seus produtos diferenciados.
.
> CAMPANHAS SOBRE CONSUMO
> RESUMOS EXECUTIVOS  
> FÓRUNS CORPORATIVOS
> PLATAFORMA DE DADOS CORPORATIVOS
.

Essa linha visa promover a percepção dos produtores de que a conformidade com o Código Florestal agrega valor ao seu produto. Para tanto, o Observatório atua no estímulo de incentivos econômicos que despertem o interesse para restaurar áreas degradadas e conservar áreas florestais que podem ser desmatadas. Tais iniciativas incluem incentivos do governo para ajudar na adesão do CAR, para manter ativos florestais; para a restauração de áreas degradadas, além da criação de incentivos econômicos positivos para empresas que cumpram o Código Florestal.
.
> ADVOCACY
> AVALIAÇÃO  DE MECANISMOS FINANCEIROS 
> LISTA POSITIVA
.