(Português do Brasil) Observatório irá mediar debate na COP24 sobre a transparência e o acesso dos dados ambientais

(Português do Brasil) Observatório irá mediar debate na COP24 sobre a transparência e o acesso dos dados ambientais

Publicado el

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Observatório do Código Florestal (OCF) estará na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP24) para debater como a transparência, acesso aos dados ambientais e ferramentas de gestão podem contribuir para a proteção das florestas e para a redução do desmatamento.

Para a mediadora do debate e Secretária executiva do OCF, Roberta del Giudice, o combate ao desmatamento das florestas deverá ser bastante debatido no evento por ser tema chave para lidar com as mudanças climáticas. Para del Giudice, o livre acesso aos dados ambientais, como autorizações supressão de vegetação e dados de posses e propriedades rurais, permite ampliar o monitoramento e o controle social, intimidando o desmatamento ilegal.

Adicionalmente, del Giudice acredita que o debate sobre as oportunidades de redução do desmatamento é benéfico para muitas outras áreas também, inclusive para a economia. “Se os órgãos públicos ambientais trabalharem em prol da transparência e da disponibilidade de dados, a produção brasileira de commodities será conduzida em direção à sustentabilidade de forma democrática. O governo brasileiro, a academia, a sociedade civil e os comerciantes agrícolas precisam andar de mãos dadas para aumentar a implementação das leis ambientais brasileiras e, consequentemente, reduzir o desmatamento”.

No evento, a rede do Observatório será representada pelos membros do Laboratório de gestão de serviços ambientais (Lagesa), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Instituto Socioambiental (ISA), Instituto Centro de Vida (ICV), e terá como convidado o Secretário do Meio Ambiente do Estado do Pará.

O debate acontecerá no dia 11 de dezembro, às 18:30h, no Espaço Brasil da COP24 na Polônia.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO DEBATE: