(Português do Brasil) Observatório do Código Florestal é eleito para compor GT do Comitê Interministerial Governo Aberto

(Português do Brasil) Observatório do Código Florestal é eleito para compor GT do Comitê Interministerial Governo Aberto

(Português do Brasil) O Observatório do Código Florestal (OCF) foi o mais votado para compor o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil no Comitê Interministerial Governo Aberto.

Posted on

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Na última segunda-feira, 12 de novembro, foi divulgado no website do Governo Aberto (http://governoaberto.cgu.gov.br/) o resultado definitivo das entidades que irão formar o Grupo de Trabalho (GT) da Sociedade Civil para atuar com o Grupo Executivo do Comitê Interministerial Governo Aberto. O GT terá como missão assessorar o Comitê no monitoramento do 4º Plano de Ação Nacional e na elaboração do 5º Plano de Ação Nacional.

A decisão de tornar o OCF um candidato foi compartilhada entre os membros da rede formada por 28 instituições que atuam em conjunto fomentando a transparência para a implementação do novo código florestal.  Para Roberta del Giudice, secretária executiva do OCF, “a transparência é um ponto fundamental para a implantação do Código Florestal e para a proteção ambiental, sendo muito importante a atuação nesse Grupo de Trabalho”.

Para os membros do OCF a possibilidade de participação da rede é um ganho para todos.  Para Ana Paula Valdiones, do Instituto Centro de Vida (ICV), é “melhor termos uma rede do que a representação de uma única instituição”. O Imaflora, também membro do OCF, faz parte do GT atualmente, mas decidiu não se candidatar como entidade para o próximo mandato e apoia o OCF como postulante: “o mandato do Imaflora vai até o final deste ano (2016-2018) e entendemos que é o momento de “rodarmos” a representação. De qualquer forma, continuaremos empenhados no plano de ação brasileiro e na pauta da transparência”, afirma Renato Morgado,  coordenador de políticas públicas do Imaflora.  Morgado ainda complementa que “ a proposta da candidatura via OCF é ótima, pois permite uma representação coletiva”.

 

Eleição

Votaram as entidades civis que se inscreveram no processo seletivo como eleitoras e que foram habilitadas. A votação foi virtual e ocorreu entre os dias 22/10/2018 e 31/10/2018.

 

Lista das entidades eleitas por categoria:

Entidades da Sociedade Civil:

  • Observatório do Código Florestal;
  • Transparência Brasil;
  • Rede pela Transparência e Participação Social (RETPS); e
  • Observatório Social do Brasil – Rio de Janeiro.

Entidade representativa dos empregadores:

  • Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)

Entidade representativa dos trabalhadores:

  • Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social

Entidade representativa do segmento acadêmico:

  • Laboratório de Inovação em Políticas Públicas (LAB)