Agenda
25/11/2014 até 27/11/2014

Nos dias 25, 26 e 27 de novembro, Cuiabá irá sediar o 2º Seminário de Municípios Sustentáveis.

Agenda
17/11/2014 até 19/12/2014

O Ministério do Meio Ambiente abriu as inscrições para o Curso de Capacitação do Sistema Nacional do Cadastro Ambiental Rural, realizado em parceria com a Universidade de Lavras. 

Desmatamento crescente põe em risco a meta brasileira de emissões

Marcio Santilli - Sócio Fundador do Instituto Socioambiental

Há alguns dias, o governo federal, afinal, liberou os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que indicam aumento de 122% do desmatamento na Amazônia, entre agosto e setembro deste ano, em comparação com os mesmos meses de 2013. Os dados foram produzidos pelo sistema Deter, que serve para detectar desmates de maior extensão em tempo real para orientar o trabalho de fiscalização.

Observatório do Código cobra regulamentação de instrumentos econômicos do Código Florestal

Entidades ambientais e da sociedade civil estão cobrando a regulamentação do Artigo 41 do Código Florestal Brasileiro, sancionado em 2012, que trata dos instrumentos econômicos para que produtores rurais conservem ou regenerem suas florestas ou ainda busquem a compensação do passivo ambiental das propriedades.

Comissão de Meio Ambiente rejeita reflorestamento de APPs com frutíferas

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável rejeitou, na quarta-feira (29), proposta que altera o Código Florestal (Lei 12.651/12) para permitir o uso de árvores frutíferas na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APPs) -  vegetação nas margens de rios, encostas, topos de morro etc.

De acordo com o Código Florestal, a recomposição de APPs deve ser feita com o plantio de espécies nativas, uma combinação entre a regeneração e o plantio de mata nativa ou o plantio intercalado de espécies nativas com outras lenhosas, perenes ou de ciclo longo.