Agenda
17/03/2015 até 17/03/2015

O Imaflora, em parceria como o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), realiza no dia 17/03 Seminário de Atualização sobre a Nova Lei Florestal.

Campanha sobre o CAR começa a ser veiculada nas rádios a partir do próximo mês

A partir de março, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa),começa campanha radiofônica por todo o país com objetivo de informar os proprietários rurais sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O projeto, que será realizado junto as rádios parceiras do programa Prosa Rural,vai veicular spots em mais de 1.300 emissoras comerciais, educativas e comunitárias espalhadas pelo território nacional.

Exibição do filme A Lei da Água na Bahia

05/03/2015

Na próxima quinta-feira (05/03) será exibido na Assembleia Legislativa da Bahia o filme A Lei da Água. Produzido pela Cinedelia e O2, em parceria com o ISA, WWF-Brasil, Fundação SOS Mata Atlântica, Associação Bem-Te-Vi Diversidade, Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), o filme mostra a importância das florestas para a conservação dos recursos hídricos no Brasil e explica o impacto do novo Código Florestal no meio ambiente.A exibição, que faz parte do lançamento do Grupo de Trabalho da Águas, acontece no Auditório Jutahy Magalhães e é aberta ao público e gratuita.

 

Justiça de SP suspende obras do "Minha Casa, Minha Vida" em área de proteção perto de represa

A 11ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo publicou uma liminar suspendendo a execução de obras e a validade de licença ambiental que autorizava a construção de 193 prédios do programa Minha Casa Minha Vida em área de proteção do reservatório Billings. O juiz Kenichi Koyama, responsável pela sentença, alegou que os estudos de impacto ambiental que embasaram a emissão da licença que autorizava a obra eram insuficientes.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul oferece especialização em Direito Ambiental

20/02/2015

Terminam em 06/03 as inscrições para turma 2015/2016 da Pós-Graduação em Direito Ambiental Nacional e Internacional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O curso, que conta com o apoio do Direito por um Planeta Verde, uma das instituições membro do Observatório do Código Florestal, será composto por 360 horas/aulas distribuídas entre disciplinas jurídicas que têm como objetivo promover o planejamento, direção e avaliação do ensino e da aprendizagem no direito ambiental.

Implementação do CAR em destaque no Correio Braziliense

A menos de três meses do final do prazo para inscrição de todas as propriedades rurais do país no Cadastro Ambiental Rural (CAR), continua baixo o número de cadastrados. Em artigo veiculado no Correio Braziliense, Frederico Soares Machado, do WWF, fala sobre o desafio que é a implementação do CAR e a importância que a inscrição no cadastro tem na criação de políticas públicas de proteção florestal eficientes.

Por que falta água na Cantareira?

Eduardo Assad e Roberto Rodrigues

Em meio a tantas notícias ruins, como queda da Bolsa, falta de água, falta de luz, eis que das montanhas de Minas Gerias surgem notícias razoavelmente boas. A água voltou a brotar nas nascentes no alto da serra da Mantiqueira, nos municípios que alimentam o rio Jaguari, principal fornecedor de água para a Cantareira.

O problema é que ainda não têm volume nem força para percorrer 100 quilômetros e encher os reservatórios do Sistema Cantareira em Bragança Paulista e Joanópolis, em São Paulo. Mas é a natureza nos indicando que se preservarmos ela reage.